RETIRO 2012 está chegando.Faça logo sua inscrição. Vagas limitadas

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

INFORMATIVO MUNDIAL DAS MISSÕES – Lição 5

O Informativo do Sábado passado falou de um grande irmão nosso aqui de Belém do Pará, o Dr. Milso é um servo de Deus que realmente se entregou a obra de proclamação do Evangelho do nosso Senhor Jesus e o mundo todo tem a oportunidade de conhecer um pouco de seu testemunho.

O Informativo do próximo sábado também irá falar de outro grande servo de Deus, que se entregou ao Ministério, e tem sido um exemplo de liderança aqui na nossa região Norte(UNB). O querido Pr. Aquino Bastos hoje departamental de Jovens é mais um relato do poder de Deus na vida de Seus filhos. Acompanhe abaixo.

Esperamos você em uma de nossas escolas sabatinas no próximo Sábado 09:00 hs


Dentista em missão

O Dr. Milso Reinert é um homem com uma missão. Ele é dentista em Belém, Brasil.

Desde criança, desejava compartilhar o amor de Deus, mas ele se perguntava como faria, já que sua profissão lhe deixava pouco tempo para outras atividades. Frustrado, ele disse a Deus:

– O Senhor tem feito tanto por mim! Como posso retribuir?

O pequeno vendedor ambulante

Certo dia, ele viu uma criança empurrando uma carroça, vendendo pequenos artigos na rua. O Dr. Reinert viu um quadro dos Dez Mandamentos na carroça e perguntou o preço. O menino disse o preço.

– Por que é tão barato? – o doutor perguntou.

– As pessoas pensam que está escrito errado – o garoto respondeu – mas peço que leiam Êxodo 20 e saberão que o quadro está realmente correto.

O Dr. Reinert percebeu que aquele menino estava compartilhando sua fé através do quadro. Ele comprou o quadro e colocou em seu consultório dentário.

No sábado seguinte, um advogado telefonou pedindo para vê-lo imediatamente, pois estava sentindo uma dor muito forte. O Dr. Reinert explicou que não trabalhava aos sábados, mas atenderia o paciente.

Testemunhando

O advogado percebeu o quadro dos Dez Mandamentos na parede e perguntou:

– Esses são os mesmos mandamentos mencionados na Bíblia?

O doutor pegou a Bíblia e abriu o livro de Êxodo. Ele leu a passagem dos Dez Mandamentos, mostrando sua veracidade. De repente, percebeu que poderia partilhar sua fé enquanto atendia os pacientes.

Durante os dias seguintes, vários pacientes notaram o quadro dos Dez Mandamentos na parede e o Dr. Reinert pôde compartilhar a Bíblia com eles. Ele também testemunha de sua fé por outras maneiras. Disponibiliza em seu consultório literatura cristã, inclusive a Bíblia. Seu televisor está sintonizado na TV Novo Tempo e sua estante está abarrotada de material evangelístico. Entre seus pacientes estão padres, pastores, delegados, políticos e até o prefeito. O Dr. Reinert percebeu que poderia alcançar essas pessoas que normalmente não dariam atenção a alguém que lhes falasse nas ruas. Alguns pacientes ansiavam o horário da consulta simplesmente para conversar sobre a Bíblia com o dentista. Ele nunca fez propaganda de seu consultório. Em vez disso, orava pedindo a Deus que enviasse pessoas que necessitavam conhecer Seu amor.

O policial e o prisioneiro

Certo dia, um policial foi ao consultório. O Dr. Reinert sabia que o homem era espírita e conversaram sobre a mortalidade da alma. O oficial perguntou:

– Como você acredita em Deus quando existem tantas pessoas sofrendo no mundo?

O doutor explicou que Deus não castiga as pessoas com as tragédias, mas pode usar essas situações para glorificar Seu nome se as pessoas permitirem.

O policial contou sobre seu cunhado, Enrique, que estava preso. Enquanto ouvia, o Dr. Reinert percebeu que Deus o estava chamando para trabalhar entre os presos. Ele aceitou o convite. No trajeto até o presídio, sentiu-se impressionado a parar e comprar um envelope com sementes. “Que estranho!”, pensou, enquanto pagava as sementes. Antes de entrar na prisão, ele colocou quatro sementes em sua carteira caso os guardas não o permitissem entrar com pacote.

Desenvolvendo um novo ministério

Quando o Dr. Reinert se encontrou com Enrique, disse que era cristão. Enrique disse que Deus o havia abandonado. Ele era inocente, mas Deus permitiu que fosse preso. Eles estudaram a Bíblia durante quatro horas e Enrique entregou o coração a Deus e aceitou as verdades bíblicas que o Dr. Reinert apresentou.

Na hora de despedir-se, o Dr. Reinert perguntou a Enrique como passava os dias na prisão.

– Sou jardineiro – Enrique respondeu.

Dr. Reinert tirou as sementes da carteira e as deu a Enrique.

– Deus me impressionou a comprar essas sementes. Plante-as e, ao cuidar delas, observe como Deus cuida de você.

Dr. Reinert continuou visitando Enrique a cada duas semanas e soube que ele estava compartilhando sua nova fé com o colega de cela. Os dois pediram para ser batizados juntos em um rio atrás da prisão. Hoje, esses dois homens testemunham de sua fé com os colegas de prisão e pregam aos sábados. Cerca de seis presos foram batizados por meio desse ministério.

O Dr. Reinert sabe que Deus dá para cada um de nós uma forma de testemunhar de nossa fé. Pode ser por meio de estudos bíblicos, pregações, entre outros. Se estivermos dispostos, Deus revelará Seu plano para nós. E todos nós podemos partilhar a mensagem de Cristo através de nossas ofertas e assim ajudar outras pessoas que, talvez jamais encontraremos, a saber que Deus as ama.

Resumo missionário

Belém, Brasil, está localizada na embocadura do rio Amazonas. Seu porto é um dos maiores da região amazônica.

A sede da igreja no norte do Brasil está localizada em Belém, assim como a nova Faculdade Adventista da Amazônia, a única instituição universitária adventista localizada no norte do Brasil. Essa escola proporcionará para centenas de alunos adventistas um ambiente cristão que os preparará para o serviço de Deus.







INFORMATIVO MUNDIAL DAS MISSÕES – Lição 6
Um barco e um sonho
Aquino nasceu às margens do rio Amazonas. Como a maioria das pessoas que vive às margens do rio, sua família era pobre de bens materiais. Mas ele se lembra de que quando era criança, o pai contava histórias sobre Leo e Jessie Halliwell, missionários pioneiros que viajavam pelo rio Amazonas, levando atendimento médico e esperança aos ribeirinhos. Certo dia, ele viu a lancha dos Halliwell, chamada Luzeiro, que significa “portador de luz”. Essas lanchas, que com o passar dos anos se multiplicaram, trouxeram a fé adventista para sua família. A obra realizada através dessas lanchas mudou a vida de sua família. Naquele dia, enquanto observava a lancha, brotou em seu coração o sonho de se tornar pastor e falar do amor de Deus às pessoas, assim como aqueles missionários faziam.
Correndo atrás do sonho
À medida que Aquino crescia, aumentava seu desejo de trabalhar para Deus. Mas os sonhos, não importando o quanto sejam acariciados, precisam enfrentar a realidade. Seus pais tinham oito filhos e não tinham condições de enviá-los para uma escola adventista. O estabelecimento de ensino médio adventista mais próximo ficava a três dias de viagem de barco. Mas Aquino não desistiu de seu sonho. Depois de muito insistir com os pais, convenceu-os a permitir que ele fosse para a escola adventista. Com lágrimas, eles se despediram do filho, pois não tinham ideia de quando se encontrariam novamente. E Aquino viajou em direção a escola de ensino médio.
Ele trabalhou para estudar e se formou no curso de magistério. O diploma permitia que ele lecionasse para as primeiras séries do ensino fundamental. Um pastor lhe disse que esse curso o ajudaria a ganhar dinheiro para continuar os estudos.
Mas, com a alegria da formatura veio o desafio seguinte. A faculdade mais próxima ficava a 3.200 quilômetros de casa, no sul do Brasil. A escola recebia milhares de alunos de todos os lugares do país e ele não conseguiu se matricular, e nem tinha dinheiro para voltar para casa.
Aquino orou muito durante aqueles dias difíceis, pois sabia que Deus o tinha chamado para o ministério. Confiou em Deus esperando que Ele resolvesse a situação. Certo dia, soube que a União precisava de professores voluntários para as escolas adventistas e decidiu se inscrever. Foi aceito.
No primeiro ano, lecionou como voluntário. Depois, foi contratado como professor assalariado. Ele economizou todo o dinheiro possível para que pudesse pagar seus estudos futuramente. Depois de lecionar por três anos, tinha dinheiro suficiente para pagar a faculdade.
Dessa vez, ao se inscrever na faculdade, foi aceito. Vendeu literatura adventista para pagar suas despesas e mensalidades. Depois de mais quatro anos de esforço e estudo, e de viver longe da família, se formou em Teologia, tornando-se um ministro do Senhor. Finalmente, seu sonho tornou-se realidade!
– Minha família está orgulhosa de mim, mas o que sinto é somente gratidão pelo que Deus fez em minha vida – diz.
Os sonhos se realizam
Minha história não é incomum. Muitos jovens do norte do Brasil desejam estudar para servir a Deus e a igreja, mas encontram dificuldades, pois não há nenhuma faculdade adventista nas proximidades.
Mas, isso mudará. A União Norte Brasileira, responsável pela obra na região amazônica, está construindo uma faculdade em Belém, uma grande cidade localizada próximo à desembocadura do rio Amazonas no Oceano Atlântico. A Faculdade Adventista da Amazônia abrirá suas portas para ensinar Teologia e futuramente oferecerá novos cursos que capacitarão os jovens a trabalhar para Deus.
Podemos participar do sucesso da obra no norte do Brasil, pois parte da oferta do décimo terceiro sábado ajudará a completar a construção da primeira fase dessa faculdade.
O sonho de Aquino, de servir a Deus como pastor, começou com uma visita da lancha Luzeiro, quando ele ainda era criança. Hoje, seu trabalho inspira jovens adventistas a seguir o sonho de Deus para sua vida, um sonho de servir a Deus e à humanidade. Deus é fiel. Aquino agradece o apoio recebido e por Deus ter tornado esse sonho uma realidade.
Notícias missionárias
Um em cada 58 habitantes na região norte brasileira é adventista. A igreja na União Norte Brasileira tem mais de 351.000 membros. Ela mantém uma estação de rádio, dois hospitais modernos, e 58 escolas de ensino fundamental e médio com cerca de 21.000 alunos. No entanto, a região não possui uma instituição de nível universitário para preparar jovens para a obra de Deus. Os alunos que desejam continuar estudando em uma instituição adventista se deslocam cerca de 8.000 km para completar um curso superior.
Parte da oferta do décimo terceiro sábado ajudará a nova Faculdade Adventista da Amazônia, que servirá aos jovens cristãos no norte do Brasil.

Um comentário:

Anônimo disse...

Deus seja louvado pela obra desses irmãos. Tive o privilégio de trabalhar no IATAI quando Pr. Aquino estudava lá, e posso testemunhar de seu empenho e dedicação.Conheço também Dr. Milso, e meu desejo é que Deus continue abençoando esses baluartes em Sua obra!