RETIRO 2012 está chegando.Faça logo sua inscrição. Vagas limitadas

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Modéstia Cristã



Já vem você falando que não deve usar jóias, vestir mini-saias, usar batom, brincos, etc., etc., etc…..foi isto que você pensou não é mesmo? Creio que já tenha lido muitas vezes este assunto. Então porque este assunto incomoda tanta gente? Existem muitas razões para isto e alguns motivos. O que me preocupa são os motivos porque nos preocupamos em falar deste assunto. Creio que falta muito diálogo. Imagem/divulgação As pessoas hoje em dia não aceitam serem obrigadas a fazerem algo mesmo o que é correto. Não estamos numa sociedade tão patriarcal que os jovens, mesmo com o respeito aos pais e as autoridades da igreja, sejam alienados a viverem princípios que não se coadunam com o seu tempo. Qual é a modéstia cristã? Da década de trinta, quarenta , sessenta , oitenta ou noventa? Não, não é do passado, presente ou futuro.

A modéstia é um princípio bíblico, imutável quanto ao tempo. O problema é que nós que vivemos nesse tempo levamos para dois extremos. O primeiro é pensar que devemos usar roupas como as das décadas passadas, esquecendo-nos que talvez esta mesma roupa fosse condenada se vivêssemos naquela década. O outro extremo é auferir aos lançamentos da moda nenhuma importância se usamos ou não hoje. O princípio não diz o que devemos ou não devemos usar.

Você imaginou se a bíblia provesse em suas páginas listas de peças que devem ou não devem ser usadas para cada década ou século? Qual grife, estilista, ou marca? Ridículo, não acha? Deus está falando com jovens inteligentes! Ele apresenta o princípio que deve fazer parte primeiro do coração, e depois da roupa ou acessório. Porque primeiro do coração? Porque em todos os versos bíblicos que já li, Deus fala ao coração e imprime em você e eu um atributo seu que é o amor. O amor para com Ele.�Se tivermos amor para com Deus, vamos em conseqüência disto nos preocuparmos conosco e com as outras pessoas. Sabe, o princípio fala de humildade, não a humildade definida pôr cada um.
Nossos conceitos do que é certo ou errado diferenciam muito pôr nossa própria condição de pecadores. Podemos divergir e até discutir sobre determinada peça de roupa ou acessório, mas se em nós tiver o amor a Deus e ao próximo, e humildade de reconhecer que mesmo aquilo que achamos certo mas, pôr amor as pessoas tivermos um coração humilde, teríamos menos problemas nesse sentido.

Não é muito difícil defender este ponto, porque se olhar-mos o dicionário a palavra modéstia quer dizer: “Ausência de vaidade, despretensão, desambição, simplicidade, reserva, pudor, decência, gravidade, compostura, recato, não excessivo, sóbrio, que não sobressai.
” Todas essas definições em uma palavra é humildade. Deixe-me dizer para você que gosto muito dos documentos que como igreja temos. Neles encontro muito equilíbrio. Um livro de 1962, pasmem, no ano que nasci, não que me acho velho, mas concordo que já faz um tempo, todavia, contém informações muito valiosas a esse respeito, vejam:

“A Bíblia ensina modéstia no vestuário……Isto proíbe ostentação no vestido, cores berrantes, profusa ornamentação. Tudo que vise chamar atenção para a pessoa, ou excitar a admiração, está excluído do traje recomendado pela palavra de Deus. Nosso vestuário não deve ser dispendioso, não com ouro ou pérolas, ou vestidos preciosos. O dinheiro é um legado de Deus. Não nos pertence para gastá-lo na satisfação do orgulho ou ambição……
Mas nossas roupas, conquanto modesta e simples, devem ser de boa qualidade, de cores próprias, e adequada ao uso. Devem ser escolhidas mais com vistas a durabilidade do que a aparência. Devem proporcionar agasalho e devida proteção…..Nosso vestuário deve ser asseado. Desasseio neste sentido é nocivo à saúde e, portanto, contamina o corpo e alma……”Princípios de Vida, pg. 366.

Muito bom também, É o capítulo do livro “Nisto Cremos”, “conduta cristã”, na página 377. Antes de abordar a questão da modéstia, o livro apresenta um equilíbrio muito grande em outros assuntos, tais como: Música, saúde, etc. Outro livro precioso, é o do Dr. Samuelle Bachiochi “Qual a Roupa Certa?”. Que recomendo. Creio que tais publicações analisam de forma precisa e cristã esta questão. Como jovens uma vez que, recebemos as orientações devidas para o batismo, ou mesmo se já nascemos na igreja, tais informações foram à nós ministradas.

Cabe a cada um agora deixar que Deus, através do seu Espírito pelas orientações recebidas, nos ajude a fazer nossas escolhas. Óbvio, você é que vai escolher na hora que for comprar. Se já comprou ou ganhou, cabe a você agir pelos princípios já expostos aqui. Mais importante do que as pessoas ao olharem, vêem em você bom gosto ou apreciarem como você está, é o fato de que seu coração está feliz porque você sabe que mais do que as pessoas, Deus está feliz.�Esta certeza traz alegria e bem estar. Não acha? Você e eu sabemos quando nossa escolha nos traz qualquer tipo de incômodo, incerteza ou mal estar!! Com certeza esta não foi uma boa escolha, porque de forma muito sutil sentimos que estamos fora de algum bom padrão Bíblico desperto em nossa consciência.�Agente sabe que existe roupa apropriada para cada momento,e para a igreja não é diferente, porém, um teste de definição muito claro é que determinadas roupas sociais será que poderiam ser usadas na igreja? Será que estaria no padrão expresso no dicionário e na bíblia? Talvez, mas, nos ajudará muito.

Não nos deve incomodar o fato de alguém nos recrimine pela maneira que nos vestimos, embora que quase sempre não é para dizer se é bonito ou feio, mas porque está indecente, ou fora dos padrões convencionais estereotipados , a razão seria pelo fato de estarmos fora do padrão divino, e também, pelo fato de viver em uma comunidade, que todos nós de forma direta ou indireta afetamos positivamente ou negativamente as pessoas.�Isto é um fato indiscutível. Não levar em conta as pessoas com quem nós vivemos, isto é no mínimo uma falta de ética, sem falar no preceito bíblico que é o escândalo. Se estão falando certo ou errado é uma outra coisa, que caba um bom diálogo para estender bem os motivos e as intenções deles e as nossas.

O ponto de equilíbrio é muito tênue, pois envolve sinceridade conosco mesmos, com nossa consciência , com Deus e nossa comunidade. Envolve a diferença que devemos fazer com o mundo, como, também, não parecer-mos alienados dele. Parecermos com eles mas, saberem que somos diferentes deles. “Estar no mundo e não sermos do mundo”.
Alexandre Duran de Lima- Advir

Nenhum comentário: