RETIRO 2012 está chegando.Faça logo sua inscrição. Vagas limitadas

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Haiti: Águias da ADRA levam água potável para sobreviventes


[Porto Príncipe, Haiti] À primeira vista, parecem apenas quatro motociclistas voando, para a estrada. As duas motos chegam a uma parada, e rapidamente uma grande caixa amarela se ergue em uma mesa entre as duas motos. Apressadamente, uma pequena multidão se reúne em torno deles. É preciso se aproximar para ver o porquê. A verdade é que esses motociclistas são parte integrante de fornecimento de água potável para as comunidades nos campos de pessoas desabrigadas pelo terremoto que devastou Porto Príncipe em 12 de janeiro.
A caixa amarela que transportam rapidamente se transforma em um engenhoso sistema de purificação de água, chamado de Trekker, especialmente desenvolvido. A Trekker que contém uma bomba e tubos pode servir água purificada para 330 pessoas em um período de oito horas por dia. Desde sexta-feira, 22 de janeiro, a ADRA contratou cerca de 20 pilotos de moto da cidade para comparecer às áreas onde a água está disponível, mas fora dos padrões de consumo humano. Quando chegam começam a dispersar água purificada em contêineres trazidos por aqueles que vivem nas proximidades.

Os condutores de moto, que já ganharam o nome de "Les Aigles" (As Águias) - porque são leves e podem voar pelo tráfego congestionado ou desintegrado estradas - também levam nas mãos comprimidos de purificação de água durante o seu turno de dia longo. No retorno, os motoristas recebem alimentos, um salário pequeno, e reembolso para o seu combustível. Devido ao baixo custo do projeto e a possibilidade de ampla distribuição em toda as áreas atingidas pelo terremoto, a ADRA espera expandir o projeto para 30 purificadores de água.Walix, pai de quatro meninas, estava ansioso para fazer parte da equipe Águia da ADRA. A parte superior de sua casa desabou durante o terremoto forçando ele e sua família a dormir nas ruas. Têm outras cicatrizes, também. Uma parede de sua casa caiu sobre sua irmã, que mora com ele, uma criança sofreu ferimentos na cabeça, e outra na perna. “Mas todos sobreviveram”, ele dá graças a Deus. Ironicamente, Walix nem sequer tem água em casa para sua família, mas ele está comprometido com a condução e fornecimento de água para seus companheiros haitianos.

Ele nunca tinha ouvido falar da ADRA antes do terremoto, mas agora, quando perguntado o que a ADRA significa para ele, ele responde: "Você vê onde a ADRA está?”, pergunta apontando para a jardineira que ele e sua equipe vestem. “ A ADRA está no meu coração", afirma. Seu parceiro de trabalho, Joseph, tem uma história semelhante. Ele, sua esposa e três filhos pequenos vivem agora no chão, perto de sua casa completamente destruída. Todos de sua família sobreviveram, mas seu irmão sofreu fraturas em um braço quando uma das paredes de sua casa caiu. Ele decidiu ser uma águia da ADRA porque tinha ouvido dizer que a ADRA sempre ajuda as pessoas pobres. “Vi pessoas aqui em uma situação difícil", continuou ele. "Eles não têm água e precisavam de ajuda!”, destaca. E ele gosta de ajudar. "As pessoas são tão felizes por conseguir água. Eles dizem "obrigado" e "a água tem um gosto muito bom!", conclui.

A tecnologia para sistemas de purificação de Trekker é fornecida pela GlobalMedic, organização parceira da ADRA no fornecimento de água em toda Porto Príncipe. A GlobalMedic treinou is “águias” para o trabalho.

Segundo informa o pastor Günther Wallauer, diretor da ADRA para oito países da América do Sul, para se enviar doações em dinheiro através de cartão de crédito, o mais fácil é fazê-lo diretamente para a conta da ADRA Internacional utilizando o site www.adra.org onde existe um link diretamente criado para doações para as vítimas do Haiti.

“Basta seguir os passos e a doação está realizada”, explica Wallauer.

Agora, mais de uma semana após o primeiro terremoto, os haitianos ainda estão desesperados por muitas necessidades básicas. O apoio da ADRA no Haiti faz coisas como contratação de águias como Joseph e Walix, que, por sua vez, estão voando ao redor de sua cidade, fornecendo água potável para a povo sedento de Porto Príncipe.
John Torres Fonte: ADRA Internacional [link original]26 de janeiro de 2010
Edição de Francis Matos

Nenhum comentário: