RETIRO 2012 está chegando.Faça logo sua inscrição. Vagas limitadas

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

O Casamento assemelha -se a uma tesoura

Alguns dizem:
O Casamento é um mal necessário;
O casamento se assemelha a gaiolas, os pássaros de fora querem entrar e os de dentro querem sair;
Um contrato com cláusulas condicionais, ou cláusulas de evasão.
A Semelhança da Tesoura com o Casamento
Sidney Smith disse: “O casamento assemelha-se a uma tesoura, cujas lâminas estão unidas, de tal maneira, que não podem ser separadas; quase sempre se movem em direção contrária e quando alguma coisa se interpõe entre as lâminas sai cortada.”
Uma tesoura tem três elementos: duas lâminas e um eixo.
O Casamento também deve ser obrigatoriamente composto de três elementos: Homem, mulher e Deus.
A tesoura só é útil ou somente pode ser utilizada com todos os seus componentes. Por exemplo se tirarmos o eixo da tesoura o que acontece com as lâminas? Separam-se. Há uma desunião. Torna-se inútil, não consegue cumprir seu objetivo que é cortar. Quer dizer então que a tesoura só tem utilidade com o eixo.
A semelhança com o CasamentoQuem é o elemento que une o casal? O eixo é que une o casal.
Assim, a semelhança da tesoura, homem e mulher só podem permanecer unidos com o terceiro elemento, Deus, aqui simbolizado pelo eixo.
Quando Deus é retirado do meio do casal há uma separação. Ou seja, rompem-se o elo sagrado do matrimónio. Deixa então de cumprir seu objetivo.
Quem se intromete no meio do casal sai ferido
Enquanto a ideia que algo que se interpõe entre as duas lâminas sai cortado é verdade também no que diz respeito a marido e mulher, qualquer que se intrometer sai lesionado, seja quem for.
Já dizia o ditado “em briga de marido e mulher não se mete a colher.”
Um casamento feliz é um matrimónio completo com todos os componentes, assim como a tesoura.
O Casamento CompletoPara ser completo, com três elementos, o casamento precisa seguir as orientações segundo a vontade de Deus expressa nos versículos de Eclesiastes 4:9-12:
“Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só, como se aquentará? E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa.”
Um auxilia o outro
Melhor dois do que um…V. 10: “porque se caírem…” não é só cair das escadas; é cair financeiramente, espiritualmente, psicologicamente, etc.Quando somos afetados nestas áreas é difícil de se levantar. Os que conseguem levantar-se com mais facilidade são os que tem alguém ao seu lado.V. 12: “também se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão…”
Unidos por DeusO Cordão de três dobras. Os dois unidos pelo eixo, assim coma a tesoura. Unidos pelo eixo que é Deus.O Cordão de três dobras – Homem, mulher e Deus, sempre os dois mais um.O terceiro elemento do cordão é essencial para se fundir dois corações. Assim o plano de Deus passa a ser neste contexto, um matrimónio indissolúvel.
ConclusãoA tesoura tem três partes: Duas lâminas e um eixo. Duas lâminas para cortar e um eixo para unir as lâminas.O homem a mulher e Deus, um todo de três partes. Deus, representando o eixo, é quem mantêm o casal unido.O casamento completo só se dá a partir de três elementos. Um cordão de três dobras.
Elaborado por Pr. Eduardo Camargo a partir dos apontamentos da matéria Teologia da Família ministrado pelo Pastor José Carlos Ebling.

Nenhum comentário: