RETIRO 2012 está chegando.Faça logo sua inscrição. Vagas limitadas

terça-feira, 11 de agosto de 2009

A VIDA DEVOCIONAL SOB O IMPACTO DA MÍDIA CONTEMPORÂNEA


Abaixo transcrevemos o resumo da dissertação Pr. José Calixto, Doutorado em Teologia Pastoral, Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia, Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP),Engenheiro Coelho-SP, que trata da interferência da mídia contemporânea na nossa vida devocional. Muito importante e verdadeiro, vale apena ler!

Resumo: O objetivo desse estudo foi analisar como a mídia contemporânea interfere na vida devocional dos cristãos adventistas no Brasil. O tema foi discorrido em cinco capítulos, sendo que o primeiro contém uma introdução. O capítulo II descreveu os princípios devocionais para uma comunhão pessoal com Deus – meditação, administração do tempo, oração e estudo da Bíblia e do Espírito de Profecia. O capítulo III descreveu o surgimento da mídia, e especialmente a imprensa, o rádio, a televisão e a internet; analisou os aspectos positivos e negativos deles, sua influência sobre a mente humana e, conseqüentemente, sobre os valores morais e a vida devocional. O capítulo IV apresentou os dados colhidos na pesquisa de campo e uma análise preliminar dos mesmos. E o capítulo V apresentou recomendações e sugestões quanto à vida devocional e o uso da mídia, tendo como base os resultados do Capítulo IV.

O estudo demonstrou que pessoas que dispensam muito tempo para alguma mídia em geral, possuem a tendência de estar insatisfeitas com a vida devocional. Por outro lado, pessoas que dedicam mais tempo para o estudo da Bíblia, para a oração, para participar de atividades missionárias, têm maior satisfação com a vida devocional. Assim, o estudo apresenta a necessidade de se realizar uma mudança de paradigmas quanto ao uso da mídia, e sugestões de como usar a mídia com um critério maior, para que a comunhão com Deus seja priorizada. (do site kerygma)

Nenhum comentário: