RETIRO 2012 está chegando.Faça logo sua inscrição. Vagas limitadas

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Lição da Escola Sabtina do 3 trimestre 2009

Estamos iniciando mais um trimestre de estudos na Escola Sabatina - o maior e melhor curso teológico oferecido por uma denominação cristã em todo o mundo, ao mesmo tempo.

Nos próximos meses estudaremos os detalhes das mensagens escritas nas 3 epístolas chamadas de "joaninas", pois são atribuídas ao apóstolo João, o mesmo que escreveu o 4º Evangelho e o Apocalipse.

Um leitor do blog (professor de Unidade) enviou um e-mail pedindo mais informações sobre a autoria destas cartas, uma vez que elas não mencionam que seja mesmo João o seu autor. Vou transcrever o que respondi a ele:

O primeiro autor a referir-se especificamente a uma dessas epístolas como sendo obra de João é Papias de Hierápolis, em meados do séc. II, o qual, segundo Eusébio (Hist. Ecles., 3.39.17), "fez uso de exemplos extraídos da primeira epístola de João". É importante assinalar que "a primeira" é uma expressão de Eusébio (historiador do início da era cristã), não de Papias.
Nos tempos de Irineu (c. 180 d.C.), pelo menos a primeira e a segunda epístolas são explicitamente atribuídas a João, o discípulo do Senhor e autor do quarto Evangelho (Adv. Haer. 3.16.18). Escrevendo aproximadament à mesma época, Clemente de Alexandria tem conhecimento de mais de uma epístola joanina, visto que se refere à "epístola maior" e a atribui ao apóstolo João (ver. Strom. 2.15.66 ; cf. 3.4.32; 3.5.42; 4.16.100). Depois disso as evidências tornam-se abundantes.

Até onde temos conhecimento, é Orígenes (falecido em 253 d.C.) quem pela primeira vez menciona todas as 3 epístolas (Hist. Ecles., 6.25.10).
Em momento algum dos relatos históricos, qualquer das 3 epístolas joaninas é atribuída a alguém que não a João filho de Zebedeu.
Fonte: Carson, Moo e Morris, "Introdução ao Novo Testamento", pág. 494-495 (Vida Nova, 2002).

Para nós, Adventistas, ainda temos as claras e conclusivas declarações de Ellen White, atribuindo a João a escrita das epístolas que levam seu nome (cf. Atos dos Apóstolos, cap. VI "O ministério de João").
::::::::::::

Se você não tem ainda sua lição, não perca mais tempo!

Tenho absoluta certeza que os maiores "deficientes espirituais" que temos em nossas congregações estão exatamente entre os que não estudam a Lição da Escola Sabatina.
A Casa Publicadora Brasileira disponibiliza todo o texto (inclusive com comentários teológicos) em seu site (clique
aqui). Portanto, ninguém tem desculpas para dizer que não tem Lição porque não pode comprar (o que é uma justificação absurda, tendo em vista o irrisório valor, se levarmos em consideração o custo/benefício que nos é oferecido).

"antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós" (1Ped. 3:15). Prof. Gilson Medeiros).

Nota: A IASD-ariri está oferecendo (após os cultos) a Lição da ES e muitos livros, e DVD´S com diversos assuntos para crescimento espiritual da igreja. É só falar com Aliene ou Joel(Diretor de Publicações da Igreja).

Nenhum comentário: