RETIRO 2012 está chegando.Faça logo sua inscrição. Vagas limitadas

segunda-feira, 9 de março de 2009

O PADRE QUE AJUDOU OS ADVENTISTAS


INFORMATIVO MUNDIAL DAS MISSÕES – Lição 10 de 07.03.2009

O padre que ajudou os adventistas
Ernesto queria respostas, mas o padre não tinha nenhuma. Deus tinha as respostas e a maneira de ajudá-lo a encontrá-las.
Ernesto é um agri­cultor na região central das Filipinas. Durante muitos anos, ele foi membro ativo de uma igreja carismática. Mas, certo dia, o padre falou algo que o fez pensar: “Nosso corpo é o templo de Deus.” Ernesto concordou. Isso fazia sentido, mas, depois, lembrou-se que o padre fumava. “Como ele diz que nosso corpo é o templo de Deus se ele não trata seu corpo como um templo?” pensou. Ele perguntou a um amigo sobre essa contradição, e o amigo sugeriu que pedisse explicação ao padre. E foi isso que ele fez.

– Como pode nosso corpo ser templo de Deus e ainda assim você fuma?
Assustado com a pergunta, o padre titubeou, procurando uma resposta, mas não conseguiu responder.

– Não importa. Deixe-me em paz – respondeu.
Insatisfeito, Ernesto foi para casa.
Reuniões evangelísticas
Ernesto era presidente da associação de moradores do bairro. Poucos dias depois, alguns adventistas foram ao seu encontro pedindo permissão para realizar reuniões evangelísticas ali. Ernesto permitiu.

Ao observar os adventistas preparando o local para as reuniões, ele percebeu que não tinham lâmpadas nem sistema de som. Ele ofereceu seu sistema de som. O pastor adventista agradeceu e acrescentou:

– Apreciamos sua generosidade, meu amigo, mas será preciso que você venha às reuniões e opere o sistema de som, pois já conhece o aparelho e terá cuidado ao manuseá-lo.

Ernesto concordou agradecido, pois os adventistas respeitaram seu equipamento. Enquanto Ernesto operava o sistema de som durante as reuniões, ouviu os sermões, ficou impressionado e começou a convidar amigos para frequentar as reuniões.

O pastor sempre conversava com Ernesto antes de começar as reuniões. Quando ele soube que Ernesto tinha dois filhos adolescentes, perguntou se eles desejariam participar das reuniões e ler a Bíblia durante o programa. Ernesto sorriu, pois teria muito prazer em convidar os filhos para acompanhá-lo. Algumas pessoas começaram a chamá-lo de tolo ao permitir que seus filhos frequentassem as reuniões da Igreja Adventista, mas ele ficou muito feliz por eles assistirem e participarem.

No fim das reuniões evangelísticas, 25 pessoas foram batizadas, incluindo Ernesto, a esposa e dois de seus filhos. Eles se tornaram membros ativos da igreja. Ernesto aprendeu a dar estudos bíblicos e, um ano depois de seu batismo, dirigiu uma série evangelística, tendo resultado em 14 preciosas pessoas sendo batizadas, incluindo três de seus filhos.
O plano do padre
Quando o padre de sua antiga igreja soube que Ernesto e família haviam se tornado adventistas, decidiu travar uma batalha. Ele deu a cada família uma Bíblia e os incentivou a ler.

– Leiam para estarem preparados quando Ernesto ou outra pessoa tentar seduzir vocês para longe da igreja verdadeira – ele disse.

Alguns membros começaram a ler a Bíblia e, em pouco tempo, perceberam que a igreja deles não estava seguindo a verdade. Um membro percebeu que a Bíblia condenava alguns alimentos, e outro questionou o fato de adorarem imagens. Os membros confrontaram o padre com perguntas. Ele leu as passagens que os membros mostravam e, depois de um longo período, respondeu:

– Os adventistas não podem ser acusados por não adorar ídolos ou comer alimentos impuros, pois está de acordo com a Bíblia.
Então, um membro perguntou:
– Por que os adventistas guardam o sábado e nós guardamos o domingo? Não encontrei nada sobre a guarda do domingo na Bíblia.

O padre pensou por um momento e disse:
– Acredito que os adventistas estão certos sobre a guarda do sábado, mas nossa igreja guarda o domingo.

Depois de ouvir o que o padre disse sobre a Bíblia, várias famílias aceitaram a visita dos adventistas para estudar a Bíblia e, oportunamente, foram batizados na Igreja Adventista.
Cresce a igreja de Deus
A igreja no bairro em que Ernesto mora continua crescendo, e hoje tem sessenta membros, em parte porque ele ama dar estudos bíblicos. Uma congregação vizinha pediu para Ernesto ensinar a ministrar estudos bíblicos e aumentar o número de membros. Ele concordou e, depois dos estudos bíblicos e uma série evangelística, 21 pessoas foram batizadas. Dez dessas pessoas se uniram à igreja em formação na vila, e onze pessoas se uniram à igreja maior, no bairro em que Ernesto vive.

Ernesto agradece a Deus por tê-lo ajudado a descobrir as maravilhosas verdades bíblicas que tanto ama. E agradece ao padre as Bíblias doadas à sua congregação. Mais de cinquenta membros daquela igreja se tornaram adventistas do sétimo dia, e outros continuam estudando. Nossas ofertas missionárias ajudarão a tornar possível o evangelismo nas Filipinas e ao redor do mundo. Somente a eternidade revelará quantas pessoas aprenderam a amar a Deus por causa das nossas fiéis ofertas.

A maior parte do trabalho de evangelismo realizado nas Filipinas é feito pelos membros leigos da igreja, os quais dão estudos bíblicos, dirigem pequenos grupos e patrocinam ou dirigem séries evangelísticas nas cidades e vilarejos vizinhos. Foi a uma dessas séries que Ernesto emprestou seu equipamento de som e frequentou para operá-lo.
Os habitantes das Filipinas são receptivos e estão dispostos a ouvir professores de religião, o que torna o país um dos lugares mais fáceis do mundo para conduzir pessoas a Cristo. Mas, ainda assim, muito trabalho precisa ser feito para que todos possam ouvir e ter a chance de receber a mensagem que a Igreja Adventista tem para compartilhar.

Nenhum comentário: