RETIRO 2012 está chegando.Faça logo sua inscrição. Vagas limitadas

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Santificação: Qual a minha parte?


Os Adventistas crêem que a justificação ocorre UNICAMENTE através da fé nos méritos salvíficos de Jesus Cristo, nosso Senhor (cf. Apoc. 14:12). Nossas obras, por mais positivas que sejam, não têm qualquer contribuição nesta fase do processo - a JUSTIFICAÇÃO. A lição deste trimestre (sobre Romanos) está demonstrando isso muito bem).

Ou seja, ninguém é salvo porque pratica "boas obras". Elas não são um "meio" para a salvação, mas apenas uma "evidência" da santificação que está ocorrendo na vida do crente.

E qual a minha parte neste processo de SANTIFICAÇÃO?

A santificação é produto da ação de Deus na vida do cristão. Todas as três Pessoas da Trindade estão envolvidas, produzindo santificação em nós.

Deus, o Pai

O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo, sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Fiel é o que vos chama, o qual também o fará" - 1Tess. 5:23, 24 (Ver também: Ezeq. 37:28).

Deus, o Filho

Por isso foi que também Jesus, para santificar o povo, pelo Seu próprio sangue, sofreu fora da porta” – Heb. 13:12 (Ver também: Efés. 5:25-27; Heb. 2:11).

Deus, o Espírito Santo

...para que eu seja ministro de Cristo Jesus entre os gentios, no sagrado encargo de anunciar o evangelho de Deus, de modo que a oferta deles seja aceitável, uma vez santificada pelo Espírito Santo” – Rom. 15:16 (Ver também: 1Cor. 6:11).

A santificação consiste na transformação moral do crente, segundo a imagem de Jesus Cristo. Esta transformação se dá pela comunhão do crente com Cristo.

Antes de prosseguirmos, é bom lembrar que:

- Na justificação eu RECEBO a Cristo.
- Na Santificação eu ANDO com Cristo.

Assim, a justificação é o começo da vida espiritual do crente COM Cristo, e a santificação é a continuação da vida espiritual EM Cristo.

O que está sendo santificado pela verdade, exercerá domínio próprio e seguirá os passos de Cristo até que a graça se perca na glória. É imputada a justiça pela qual somos justificados; aquela pela qual somos santificados, é comunicada. A primeira é nosso título para o Céu; a segunda nossa adaptação para ele” - Ellen White, Mens. aos Jovens, pág. 35.

Por uma questão didática é que nós separamos "justificação" de "santificação". Contudo, na vida prática, ambas formam uma unidade inseparável. Isto é o que podemos concluir com base nos exemplos bíblicos e na citação de Ellen White, mencionada acima.

Vejamos um exemplo:

Quando Jesus perdoou, promoveu e por Sua palavra concedeu poder à mulher arrependida (justificação), imediatamente acrescentou que Ele era a luz do mundo e quem O seguisse não andaria em trevas.


A partir do momento em que a mulher passou a seguir a Jesus, iniciou-se sua vida de santificação.

Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou da parte de Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção” – 1Cor. 1:30.

Uma vez que Jesus Cristo é indivisível, Ele concede justificação, santificação, sabedoria e redenção numa unidade indivisível.

O âmago da mensagem bíblica do evangelho é crer em Cristo, estar em Cristo, seguir a Cristo, e na contemplação dEle ser transformado, mediante o Espírito, Santo à Sua semelhança de caráter.

Adaptado da apostila de Soterologia, SALT-IAENE 2004.

O mais difícil Ele já fez...
Vamos fazer a nossa parte também?!

A propósito, já fez sua Assinatura da Lição da Escola Sabatina para o próximo trimestre?
Pr. Gilson Medeiros.

Nenhum comentário: