RETIRO 2012 está chegando.Faça logo sua inscrição. Vagas limitadas

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Haiti: Voluntários da ADRA de todo o mundo prestam socorro às vítimas


[Porto Príncipe, Haiti] Quase uma semana após o grande terremoto que atingiu a cidade de Porto Príncipe, ainda há milhares de membros da Igreja Adventista do Sétimo Dia entre os desaparecidos no Haiti. O terremoto que atingiu 7,0 da escala Richter no dia 12 de janeiro, e derrubou prédios e matou milhares de pessoas. Alguns danos estruturais para as propriedades da igreja, incluindo a destruição de dois dos maiores templos adventistas, da Universidade Adventista e do hospital já foram informados. Mas, mesmo tendo sido atingido pela destruição causada pelo tremor, o campus universitário está abrigando milhares de pessoas desabrigadas.

Os funcionários do Hospital Adventista retomaram suas atividades médicas auxiliando as vítimas. “Nossos líderes estão enfrentando a situação desesperadora lá", relatou o pastor Israel Leito, presidente da Igreja Adventista na América, após receber informações do Dr. Elie Henry, vice-presidente da Igreja na América Central, que estava no Haiti quando o terremoto atingiu a região.”

Os três gerentes sênior do escritório sede da Igreja no Haiti estão coordenando os esforços da melhor forma possível após o desastre", afirma o pastor Leito, que falou com líderes brevemente por telefone. Todos estão procurando informações a respeito dos membros da igreja que ainda estão desaparecidos."Tememos que muitos de nossos membros possam ter morrido", diz o pastor Leito. "Estamos extremamente preocupados com a obtenção de ajuda para os nossos irmãos e irmãs. Eles precisam de um local de abrigo, água, alimentos e medicamentos”, completou. A equipe de avaliação especial da Divisão Interamericana se reúne hoje na República Dominicana para avaliar o problema e estabelecer os planos para cruzar a fronteira com o Haiti de carro pela manhã.

Um grupo composto de oito membros, incluindo quatro do escritório internacional da ADRA, um da Alemanha e três da América, se reunirá com quatro especialistas em resposta a desastres da República Dominicana, para atender as necessidades do Haiti. Além disso, a ADRA Internacional tem coordenado um grupo do Canadá, que irá juntar-se a equipe de avaliação e prestação de auxílio médico em clínicas móveis. "O objetivo da nossa equipe é estabelecer uma base de operações para que possamos fornecer logística, orientar voluntários de outras entidades e doadores e outras agências não-governamentais que estão ansiosos por fazer parceria conosco", disse Wally Amundson, diretor para a Agência Adventista Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA).
Os líderes das equipes trabalharão no Haiti por pelo menos uma semana, e alguns membros da equipe estão preparados para ficar e ajudar a por três ou quatro semanas. A ADRA Internacional, através da agência Canadá e América Central estabeleceu um orçamento de funcionamento inicial de US$ 85.000 para auxílio aos haitianos."Sabemos que vai haver mais apoio e que isso é só o começo", disse Amundson."Muitos dos escritórios da ADRA ao redor do mundo já disseram que estão dispostos a participar.

Com a falta de comunicação no Haiti, nós sabemos o quanto está disponível localmente e quanto precisa para a República Dominicana, que é uma fonte potencial de linhas de alimentação e eixo do esforço humanitário", completa Amundson, que tem telefones por satélite que fornecem comunicação direta com os líderes da Igreja. Eles esperam ter em breve mais informações sobre os 100 mil membros da Igreja vivem em Porto Príncipe, e sobre os danos às suas 123 igrejas e dezenas de escolas que funcionam no país.

A Igreja Adventista do Sétimo Dia no Haiti tem mais de 335 mil membros e 470 igrejas; além de um hospital, uma universidade e uma padaria.

3 comentários:

J.A.R.A disse...

Como podemos ajudar????? tem algum lugar....moro no rio de janeiro...

Igreja Adventista do 7º Dia -Ariri (Distrito Coqueiro) disse...

Prezado J.A.R.A

Segundo informa o pastor Günther Wallauer, diretor da ADRA para oito países da América do Sul, para se enviar doações em dinheiro através de cartão de crédito, o mais fácil é fazê-lo diretamente para a conta da ADRA Internacional utilizando o site www.adra.org onde existe um link diretamente criado para doações para as vítimas do Haiti. (https://secure2.convio.net/ccadra/site/Donation2?df_id=2328&2328.donation=form1&JServSessionIdr004=pu1kg27x91.app7a). “Basta seguir os passos e a doação está realizada”, explica Wallauer.

Já para aqueles que não possuem cartão de crédito, a orientação da ADRA sul-americana é que os membros das igrejas adventistas indiquem, na hora de doar sua oferta em alguma das congregações adventistas, o destino – oferta para SOS Haiti / ADRA. Wallauer explica que levará um pouco mais de tempo, mas a oferta certamente chegará aos necessitados.

Podemos e devemos além de ajudar financeiramente orarmos diariamente pelo Haiti.

Alínic Carmo disse...

Olé ..estou fazendo uma materia sobre sites da igreja adventistas e queria o contato do responsavel por esse blog. Por favor envie o numero do seu telefone para meu email. Parábens pelo blog!

alinic.carmo@gmail.com.