RETIRO 2012 está chegando.Faça logo sua inscrição. Vagas limitadas

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Igreja da Flórida usa canções do U2 em cultos


A Igreja Metodista Unida de Pensacola, no estado da Flórida, vai levar algumas das mais famosas canções da banda irlandesa U2 aos cultos celebrados neste domingo (29). Criado em 2003, o U2Charist, como é conhecido o movimento, já realizou cultos semelhantes em outras regiões dos Estados Unidos. Canções que marcaram as últimas três décadas de carreira da banda, como “Where The Streets Have No Name”, “I Still Haven’t Found (What I’m Looking For)”, “One” e “With or Without You”, serão interpretadas na ocasião, segundo a publicação local Pensacola News Journal. A relação do U2 com temas religiosos é amplamente conhecida.
Em 1988, o vídeo “Rattle And Hum”, estrelado pelo quarteto, revela o encontro do grupo com um coral gospel em Nova York, parceria que rendeu uma versão de “I Still Haven’t Found (What I’m Looking For)”. Desde o início da carreira, a banda de Bono tem integrado assuntos religiosos em suas canções. Faixas como “Gloria”, “40” e “Wake Up Dead Man” são pautadas por questões espirituais. “Beautiful Day”, tirada do álbum “All That You Can’t Leave Behind”, foi a música escolhida por Geoffrey Lentz, ministro da igreja, para abrir o culto. “A canção fala sobre encontrar esperança em situações de desespero”, disse Lentz. “Minha mensagem é que apesar de o mundo ter coisas ruins, nós precisamos passar por isso, há esperança no pombo que traz um ramo de oliveira.”(Folha Online)
Nota: Talvez alguns fiquem chocados com essa mistura do “sagrado” com o “profano”. Mas é bom lembrar que em muitas igrejas está ocorrendo fenômeno bem mais sutil, mas progressivo: a invasão de estilos musicais não condizentes com a adoração a Deus, que mais fazem é levar os ouvintes (adoradores?) ao êxtase religioso meramente emocional, exaltando quem louva em detrimento de Quem deveria ser louvado.[MB]Leia também: “A música nos últimos dias – louvando a quem?”
Postado por Michelson Borges

Domingo também é dia de aula

Em vez do silêncio típico dos domingos, gritos e risadas de crianças e adolescentes ecoaram pelos corredores do Colégio Israelita Brasileiro ontem, em Porto Alegre. Para compensar o atraso no calendário escolar – as aulas, que se iniciariam em 3 de agosto, começaram no dia 17 em função da gripe A –, a instituição da Capital decidiu que o domingo também seria um dia letivo. A religião foi decisiva na escolha, já que o colégio segue as tradições do judaísmo. Como essa crença tem o sábado como dia de descanso, os 690 alunos terão até o fim do ano três domingos letivos, com aulas das 8h30min às 12h30min. Ontem [domingo], foi o primeiro. Os próximos ocorrerão nos dias 30 de agosto e 13 de setembro. A previsão é de que o calendário escolar de 2009 termine em meados de janeiro do ano que vem.Na turma 22 da 2ª série do Ensino Fundamental, o encontro inusitado de ontem foi comemorado pelos estudantes, que assistiam, com atenção, às explicações de uma professora de hebraico.– Nunca tive aula no domingo, mas é legal – disse Laura Sibemberg Kubaski, oito anos.Assim como Laura, a colega Deborah Leistner Segal, sete anos, também aprovou a novidade. Numa manhã de domingo qualquer, ela aproveitaria para dormir até mais tarde e, depois, brincar com as vizinhas.– Prefiro estar aqui – resumiu.Para a coordenação da escola, o primeiro domingo letivo de 2009 foi um sucesso: o número de alunos que faltaram não foi expressivo quando comparado ao de qualquer outro dia de aula. Entre os professores, a adesão dos estudantes à novidade chegou a surpreender.– Só quatro faltaram. Os outros 21 vieram. Mas causa uma certa confusão com relação à semana. Parece que hoje é segunda-feira – disse Edilene da Silva, que, pela primeira vez, lecionou em um domingo.Nem só os alunos tiveram de comparecer ao colégio ontem. A instituição aproveitou a data para promover a Festa do Dia dos Pais, no auditório da escola. Em meio à alegria do encontro com os colegas e às homenagens à família, estudantes do 3º ano do Ensino Médio tiveram de encontrar serenidade para encarar um compromisso sério. Para eles, o domingo foi dia de fazer o simulado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).(Zero Hora)
Nota: Isso mostra que, com boa vontade, dá para resolver o problema criado pela gripe suína. Que cada colégio/escola tenha liberdade para lidar com o assunto e não tenha que se submeter às imposições do governo que, às vezes, desconsidera a liberdade religiosa e de consciência de alguns grupos.[MB] Postado por Michelson Borges

Nenhum comentário: