RETIRO 2012 está chegando.Faça logo sua inscrição. Vagas limitadas

segunda-feira, 2 de março de 2009

TESTEMUNHO DE UM JOVEM ESTUDANTE


Nasci em 27 de agosto de 1991. Meu pai e sua família são católicos tradicionalistas, enquanto minha mãe, de família luterana, é atéia. Cresci na Igreja Católica, fui batizado, fiz Primeira Comunhão, Crisma e tocava violão na igreja. Apesar dessa orientação, nunca acreditei no culto às imagens, visto que desde pequeno fui instruído na Bíblia com a minha avó materna, que teve criação luterana.


Aos 13 anos, em 2005, então na 8ª série, tive contato com a Igreja Adventista do Sétimo Dia por meio de uma conferência de evangelismo realizada em minha antiga escola. As palestras duraram um mês, sempre à noite, e só as assisti porque um amigo insistia comigo para que fôssemos, pois estavam sorteando brindes legais. Ao conhecer a igreja, fiz um estudo bíblico e, depois de algum tempo, aceitei a mensagem adventista. Como sabia que meu pai era contra, passei a frequentar escondido um pequeno grupo em meu bairro. Depois de alguns meses, meu pai descobriu, me agrediu e proibiu severamente de eu voltar a colocar os pés lá.


Algumas semanas depois, comecei a frequentar a Igreja Adventista Central de Ijuí, também secretamente. Meu pai novamente descobriu, mas dessa vez tive o apoio de minha mãe. Até hoje nossa comunicação não é das melhores, haja vista o preconceito arraigado contra os evangélicos. Por causa disso, resolvi não aceitar o batismo, talvez também por medo.No ano seguinte, ingressei em uma nova escola de Ensino Médio, onde pude conhecer colegas ateus e evolucionistas, que com suas perguntas começaram a desafiar minha fé.


Em busca de respostas para os desafios, comecei a me interessar pelo criacionismo. Sabendo do meu interesse, um irmão da igreja me presenteou com o DVD Criacionismo, da Novo Tempo. Aquelas entrevistas me abriram os olhos e me despertaram ainda mais o interesse para a controvérsia criação x evolução. Busquei outros livros sobre o assunto, que me adicionaram grandes conhecimentos e fortaleceram minha fé na Bíblia. Em 2007, li seu livro Por que Creio (CPB), que, com certeza, foi uma bênção ainda maior em minha vida e passei a ser um leitor ativo de seu blog.


Em 2008, tive um de meus sonhos realizados: conhecê-lo pessoalmente. Isso ocorreu aqui em Ijuí, em um seminário criacionista que você realizou em junho, se não me engano. Até hoje tenho as fotos guardadas, e algumas no meu Orkut. Também no ano passado, ano em que concluí o Ensino Médio, sabia que nas últimas aulas do ano teríamos a disciplina de Evolução das Espécies. Por isso, antecipadamente, adquiri seu livro A História da Vida, para aprender um pouco mais.Em dezembro, estavam no auditório da escola quase 60 pessoas, 1º e 3º anos, para aprender a matéria. Lembro-me de que a professora começou mais ou menos assim: “O criacionismo é a crença, sem evidência científica, de que as espécies são fixas, não mudam...”


Levantei a mão para pedir a palavra e expliquei a diferença entre micro e macroevolução. A turma inteira ficou me olhando espantada. A professora retrucou, e eu respondi de novo. Ela deixou a aula de lado e iniciamos uma conversa que durou aproximadamente 35 minutos. A todas as supostas evidências da evolução que ela apresentava, eu tinha uma resposta. Os alunos pareciam perdidos com a discussão.No fim da aula pedi, permissão a ela e ela disse que me concederia mais um período da próxima semana para eu apresentar à turma o material criacionista que eu quisesse.


Na outra semana, levei o DVD Criacionismo à sala, e juntos assistimos à entrevista com da Dra. Marcia Oliveira de Paula, do Unasp. Tenho certeza de que essa oportunidade foi uma bênção e fez com que alguns de meus colegas parassem um pouco para pensar sobre onde depositam sua fé.Há cerca de um mês, tive o privilégio de ser batizado pelo pastor Humberto Magalhães, aqui em Santa Maria, RS. Iniciei neste ano a faculdade de Administração, mas ainda tenho o sonho de me graduar em Biologia, escrever um livro e imitar o seu trabalho, viajando e divulgando a causa criacionista por todo o Brasil. Quem sabe eu alcance esse sonho no prazo de até dez anos... Fabrício Lovato

Um comentário:

Anônimo disse...

CONHECI O FABRÍCO NA ESCOLA E TENHO CONHECIMENTO DOS FATOS QUE ELE RELATA EM SEU COMENTÁRIO, CONHEÇO ELE E TAMBÉM SEUS PAIS. NÃO PUDE DEIXAR DE REGISTRAR UM BREVE COMENTÁRIO POIS NÃO POSSO COMPACTUAR COM COMENTARIOS QUE NÃO REFLETEM A REALIDADE.
INICIALMENTE REGISTRO QUE NÃO PODEMOS NOS DEIXAR ILUDIR PELAS PALAVRAS DO FABRICIO QUE SE APRESENTA COMO O BOM MENINO PERSEGUIDO, POIS SEMPRE DEMONSTROU SER UMA PESSOA NÃO CONFIAVEL, AS VEZES CINICA ALEM DE POR VEZES FALTAR COM A VERDADE COM OS AMIGOS E FAMILIARES. SEU PAI NÃO É CAPAZ DE FAZER MAL A NINGUEM,SEMPRE ESTÁ AJUDANDO AO PROXIMO E É BEM QUISTO POR TODOS DA SUA COMUNIDADE, BASTA PERGUNTAR AOS SEUS VIZINHOS, AO PASSO QUE COM SUA MAE A SITUAÇÃO É DIFERENTE. QUANTO A "AGRESSÃO" QUE VC RELATA PROVAVELMENTE FOI ALGUM CASCUDO POR TER FEITO ALGO MUITO ERRADO QUE COM CERTEZA NÃO SE COMPARA A "AGRESSÃO" QUE SUA MAE LHE FEZ A QUAL FICOU UMA CICATRIZ EM TEU LÁBIO, VISIVEL ATÉ HOJE, ISSO SE FICA SABENDO, AFINAL COMO ESCONDER FERIMENTO NO ROSTO?
VC DIZ QUE SUA VÓ O INSTRUIU NA BÍBLIA POR TER SIDO CRIADA NA IGREJA LUTERANA, ALGUEM ESTÁ ERRADO NESTA HISTÓRIA POIS SUA AVÓ MATERNA É ENCONTRADA NO SANTUARIO DA MEDIANEIRA PRATICAMENTE TODOS OS FINAIS DE SEMANA, ONDE INCLUSIVE SEU AVÔ PATERNO PARTICIPAVA TAMBÉM.
FICO TRISTE COM ESSE RAPAZ POIS UM FILHO QUE SE DEMONSTRA O CORRETO O BOM MENINO E DIZ QUE AMA A DEUS SOBRE TODAS A COISAS E QUE SEGUE A BILBLIA MAS NÃO HONRA SEUS PAIS NÃO ME PARECE SER ALGO QUE SEJA COERENTE, A NAO SER QUE ESCREVERAM OUTRA BIBLIA DE ACORDO COM INTERESSES PESSOAIS.
ENTENDO QUE PRECISAMOS ESTAR EM PAZ COM DEUS PRECISAMOS E ESTAR EM PAZ COM NÓS MESMOS, OU SEJA , COM A CONSCIENCIA TRANQUILA NO QUE DIZ RESPEITO A NOSSAS AÇÕES PARA COM O PRÓXIMO PRINCIPALMENTE PARA COM AQUELES QUE NOS ASSISTIRAM DESDE NOSSO NASCIMENTO.
NAO PRETENDO MAIS ENTRAR NESTE SÍTIO DA INTERNET,POIS, ENCONTRAR ESTE "TESTEMUNHO" ME FEZ MUITO MAL, ESPERO QUE SEU PAI NUNCA FIQUE SABENDO POIS VAI SER UM GRANDE DESGOSTO PARA ELE. RESOLVI FAZER ESTE COMENTARIO POR QUE NÃO CONSEGUIRIA FICAR COM A CONSCIENCIA TRANQUILA EM SABER DA EXISTENCIA DE INJUSTIÇAS E NÃO TER FEITO NADA.
POR FIM FABRICIO, PONHA TUA CABEÇA NO LUGAR, RECONHEÇA QUE VC NÃO É O DONO DA RAZAO E QUE POR VEZES VC ERROU E ERRA, TENHA HUMILDADE E TRATE SEU PAI E TEUS FAMILIARES COM GRANDE RESPEITO E VALOR QUE ELES MERECEM.