RETIRO 2012 está chegando.Faça logo sua inscrição. Vagas limitadas

segunda-feira, 16 de março de 2009

ADVENTIST WORLD: As Filipinas por Dentro



Visitada em 1521 pelo explorador português Fernando Magalhães e colonizada pela Espanha, as Filipinas levaram o nome de Filipe II, então rei da Espanha, embora, por séculos, tenha sido conhecida pelo nome de outros visitantes vindos da China, Índia e Arábia. As Filipinas são um conglomerado de 7.100 ilhas ao largo da costa sudeste da Ásia, entre o Mar do Sul da China e o Oceano Pacífico. As ilhas, na sua maioria, são montanhosas, com estreitas planícies costeiras.

Esse arquipélago permaneceu como colônia da Espanha até 1898, quando passou a ser território dos Estados Unidos, como resultado da guerra hispano-americana. Após séculos sob domínio estrangeiro, as Filipinas tornaram-se Estado democrático em 1935. Solicitou-se ao presidente eleito, Manuel Quezon, que preparasse o país para a independência durante um período de dez anos de transição. Mas as ilhas foram invadidas pelo Japão em 1941 e, durante a Segunda Guerra Mundial, as forças aliadas, unidas às Filipinas, lutaram para reconquistar o controle.

Os filipinos, finalmente, conquistaram a independência em 1946.

Adventistas nas Filipinas
A obra adventista começou vagarosamente nas Filipinas. O primeiro missionário adventista – um colportor evangelista – chegou ao país em 1905, seguido por várias outras famílias de missionários no ano seguinte. No entanto, somente seis anos mais tarde, a primeira pessoa foi batizada. Hoje, tudo mudou: cerca de 600 mil adventistas vivem e adoram a Deus nas Filipinas. À medida que a Igreja Adventista foi crescendo, muitas instituições educacionais e de saúde também surgiram, tais como o Instituto Internacional de Estudos 
Avançados (AIIAS), que serve à Igreja Adventista na Ásia.

Outras instituições adventistas importantes nas Filipinas:
Colégio Adventista Central das Filipinas
Centro Médico Adventista de Manila
Colégio View College
Colégio Adventista Northern Luzon
Casa Publicadora das Filipinas
Universidade Adventista das Filipinas


A presidente das Filipinas, Gloria Macapagal-Arroyo cumprimenta o Pastor Jan Paulsen, presidente mundial da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Na celebração do centenário da Igreja ela elogiou os adventistas por seu compromisso com o serviço social e empenho por bom governo.

ALGUMAS INFORMAÇÕES DE FILIPINAS

Capital
Manila
Principais Idiomas:

Filipino (oficial, baseado no Tagalog) e inglês(oficial); oito dialetos 
importantes: Tagalog, Cebuano, Ilocano, Hiligaynon ou Ilonggo, Bicol, Waray, Pampango e Pangasinan
Religião
Católica – 81%; Muçulmana – 5%; Evangelica – 3%; Iglesia ni Kristo – 2.3%; 
Aglipayan – 2%; outras cristãs – 4.5%; outras – 2.5%

População
88,7 milhões*

Membros adventistas
571.653*

Adventistas per capta
1:155*

*145° Relatório Anual dos Arquivos Estatísticos da Associação Geral.


Parte da oferta do décimo terceiro sábado do primeiro trimestre de 2009 ajudará três projetos educacionais nas Filipinas. O primeiro, na Academia Adventista Palawan, no norte do país, onde os jovens recebem treinamento para o serviço cristão há mais de 50 anos. Um estudo recente revelou a necessidade de adicionar orientação técnica e vocacional ao curriculum do ensino médio. Cursos como de mecânica de automóvel e aulas de computação ampliarão o alcance dessa escola em sua comunidade. Sua oferta vai ajudar a construir salas para acomodar os novos cursos.

O segundo projeto é em Dumaguete, cidade localizada na região central das Filipinas, onde há uma próspera escola de ensino fundamental. Mas os alunos de ensino médio precisam escolher entre frequentar escolas públicas ou viajar para outra ilha a fim de continuar recebendo educação adventista. As ofertas ajudarão a construir salas de aulas, primeiro passo para se estabelecer uma escola adventista de ensino médio nessa região do país.

O terceiro projeto é para o sudeste de Mindanao, uma das ilhas ao sul. Ali, uma escola fundamental tem, por muitos anos, ministrado educação a alunos de muitas denominações na comunidade. Recentemente, a escola fundamental foi reconstruída e começaram a construção de uma escola de ensino médio para que os alunos não tenham que deixar o sistema adventista de educação ao continuar seus estudos. Mais uma vez, as ofertas ajudarão a completar essa escola.

Para saber mais sobre o trabalho missionário da Igreja Adventista do Sétimo Dia nas Filipinas, acesse o site

www.AdventistMission.org.


Por Hans Olson

4 comentários:

Graça disse...

peço oração pela mariléia eu e a irmã Carmem estamos dando estudos Biblicos para ela a qual se encontra com um cancer de mama e apartir de amanhã ira começar a fazer quimilterapia ( que seja feita a vontade de Deus na vida dela)
obrigada a todos que orarem
um abraço.

Anônimo disse...

OREMOS PELO NOSSO IRMÃO ARACELY,ELE VAI FAZER UMA CIRURGIA AMANHÃ, QUE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO CONDUZA AQUELA EQUIPE MÉDICA E NOSSO IRMÃO SEJA RECUPERADO O MAIS RAPIDO POSSIVÉL,AMÉM.
TAMBÉM PEÇO ORAÇÃO PELO NOSSO EVANGELISMO.
UM ABRAÇO

GRAÇA disse...

OREMOS PELO NOSSO IRMÃO ARACELY,ELE VAI FAZER UMA CIRURGIA AMANHÃ, QUE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO CONDUZA AQUELA EQUIPE MÉDICA E NOSSO IRMÃO SEJA RECUPERADO O MAIS RAPIDO POSSIVÉL,AMÉM.
TAMBÉM PEÇO ORAÇÃO PELO NOSSO EVANGELISMO.
UM ABRAÇO

GRAÇA disse...

OREMOS PELO NOSSO IRMÃO ARACELY,ELE VAI FAZER UMA CIRURGIA AMANHÃ, QUE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO CONDUZA AQUELA EQUIPE MÉDICA E NOSSO IRMÃO SEJA RECUPERADO O MAIS RAPIDO POSSIVÉL,AMÉM.
TAMBÉM PEÇO ORAÇÃO PELO NOSSO EVANGELISMO.
UM ABRAÇO