RETIRO 2012 está chegando.Faça logo sua inscrição. Vagas limitadas

segunda-feira, 16 de março de 2009

ADVENTIST WOLRD: TESTEMUNHO QUE VEM DA CHINA

Um Sonho uma Semente e Dois Amigos

O avanço da obra de Deus na China

ESTUDIOSOS: Os membros da igreja vêm preparados para estudar e aprender da Bíblia, todos os sábados, trazendo cadernos, canetas, lápis e outros materiais. Sentam-se em bancos apropriados para o estudo. – Conte mais coisas – Sara insistia com Lídia, sua vizinha. – Eu preciso saber mais. – A resposta de Lídia foi enfática:

– Não! Agora, não! Preciso ir! Voltarei amanhã para lhe contar mais.

Lídia estava nervosa por estar falando versos bíblicos de esperança e encorajamento na casa de sua amiga. Na China, há 40 anos, a lei não permitia falar sobre Deus ou sobre o evangelho. Ela e Sara eram boas amigas, mas se alguém – incluindo os vizinhos e até mesmo crianças – delatasse o que ela estava fazendo, haveria problema para todos os envolvidos e provavelmente Lídia seria punida. Ela estava com medo, embora soubesse que estava fazendo a coisa certa.

Tudo Começou com um Sonho
Um dia, ao encontrar Sara doente, Lídia passou a visitá-la regularmente até sua plena recuperação. Assim, certa noite, Lídia teve um sonho que a deixou perturbada devido à sua vivacidade e senso de urgência. Sentiu que havia um significado pessoal para ela. Contou o sonho ao esposo e lhe pediu que a ajudasse a interpretá-lo.

“Sonhei que estava em casa e que tinha uma semente”, Lídia contou ao esposo. “Então, ouvi uma voz que me dizia para ir à casa de minha vizinha Sara a fim de plantar a semente em seu jardim. Então, eu e Sara plantamos a semente e dela cuidamos. Nasceu uma árvore pequena e delgada, que cresceu e se transformou numa enorme árvore, de tronco grosso, 
com muitos galhos e milhares de folhas. Aí o sonho terminou e eu acordei.”

“Isso não se parece com um sonho”, acrescentou ela. “Tenho certeza de que tem um significado e que preciso fazer algo.”

Lídia e o esposo discutiram e oraram sobre o sonho. Assim, ele concluiu que “a única semente que possuímos é o conhecimento das boas novas da vida eterna encontrada na mensagem do evangelho. Acho que Deus quer que você vá e leve a mensagem à sua vizinha”.

“Sei que é perigoso”, ele admitiu. “Deus, porém, está lhe dizendo para ir à casa de sua amiga a fim de partilhar com ela a única semente que você e eu temos – o evangelho de Jesus e a salvação eterna. Apesar das consequências, você tem que fazer a vontade de Deus. Como seguidora de Cristo, cumpre-lhe seguir Suas instruções.”

TRONCO DA ÁRVORE: Cada sábado, cerca de quatro mil fiéis adoram a Deus nessa igreja que cresceu rapidamente na China, cujas raízes se originaram há 40 anos, com duas famílias, em uma igreja do lar.Lídia concordou com a interpretação do sonho e decidiu que aquela única semente seria um verso da Bíblia, com seu significado. Em cada visita à casa de sua amiga, ela recitava um verso bíblico de esperança e coragem; nada mais.

Dia após dia, Lídia visitava Sara e oravam juntas. No fim de cada dia, Sara esperava seu esposo chegar do trabalho para lhe contar do novo verso de sabedoria e seu significado.

Um dia, Sara e sua família foram batizadas. Desse modo, as duas famílias formaram uma igreja do lar, cujos membros se reuniam todos os sábados, para o culto. Outros, ao perceberem alegria e paz na vida de seus amigos, decidiram unir-se aos crentes e, assim, mais igrejas foram criadas nos lares. Esses crentes tiveram filhos e filhas, que eram estudiosos e trabalhadores, mas que não podiam continuar seus estudos devido à falta de liberdade de consciência para alunos que guardavam o sábado. Impelidos pela sede de conhecer mais, eles se dedicaram totalmente ao estudo das Escrituras.

Passando a Chama
As famílias da igreja do lar sentiam-se privilegiadas pelo fato de possuir uma Bíblia, mas o ânimo aumentou muito mais quando descobriram que vários membros tinham livros de escritores cristãos e da oradora Ellen White (1827-1915). A senhora White viajou pela Europa como palestrante e, mais tarde, morou na Austrália. Seus livros foram traduzidos para várias línguas, incluindo o chinês e, ao ler alguns desses livros, os recém-conversos foram encorajados e ensinados a viver 
de modo mais saudável e espiritual. Os filhos de Sara, que eram adolescentes, tomaram emprestados de outras pessoas alguns dos livros de Ellen White e os copiaram palavra por palavra, em papel costurado manualmente, formando um livro.

Logo, muito mais pessoas se uniram à família de fiéis. 
Os filhos, tanto os de Sara como os de Lídia, tornaram-se 
professores das Escrituras e líderes da igreja que crescia.

Com base nos livros de Ellen White, aprenderam a planejar, se organizar, ser mais saudáveis e felizes e como trabalhar sabiamente pelo bem da comunidade.

A semente havia sido plantada, crescido e se tornado em sólido tronco que começava a ter galhos.


LIVROS COPIADOS À MÃO: Jovens chineses copiaram a série Conflito dos Séculos, de Ellen White.Transportando-nos rapidamente para os dias de hoje, vamos a uma das maiores cidades do nordeste de China. Trata-se de uma cidade industrial, em crescimento, com 7,3 milhões de habitantes, que está se espalhando, desfrutando estabilidade, prosperidade e liberdade de culto. Os cidadãos que creem em Deus e guardam o sábado, semanalmente, entram numa linda e grande igreja para adorar o Deus do Céu.
Avançando Rapidamente
Nessa congregação, os fiéis começam a chegar às cinco horas da manhã para orar, quando os raios do Sol começam a iluminar a torre, o relógio e a cruz dessa linda igreja. Uma vez lá dentro, a primeira impressão é a de estar em uma catedral ao ar livre, enquanto os raios de luz atravessam o teto de vidro, quatro andares acima. Os membros chegam preparados para estudar e aprender com Bíblias, cadernos, canetas, lápis e outros materiais. Sentam-se em bancos designados para o estudo. Em frente a cada membro, preso ao banco, há um gancho para dependurar o lanche, que eles comem no intervalo das atividades da manhã e da tarde.

O primeiro estudo bíblico congregacional começa às 7 horas, seguido pelo estudo bíblico adicional às 8, 9 e 10 horas. Às 11, mais de quatro mil pessoas se reúnem para o culto a Deus, orando, cantando e adorando.

Os adoradores estão gratos por terem o prédio da igreja, onde podem reunir-se livremente. Dizem que não se esquecem de orar por aqueles que não têm liberdade de culto.

A Semente Tornou-se Árvore
Lídia e Sara continuam a adorar nessa igreja, que representa o tronco da semente que plantaram há 40 anos. É uma grande árvore de fé com muitos galhos e incontáveis folhas. As sementes estão se alastrando e a alegria da vida pura está sendo plantada.

O sonho se tornou realidade.

*Os nomes mencionados neste artigo são pseudônimos.

Eve Harper está elaborando um curso para que professores e alunos universitários aprendam a língua e a cultura chinesa. Ela escreve de Massachusetts, Estados Unidos.

Nenhum comentário: