RETIRO 2012 está chegando.Faça logo sua inscrição. Vagas limitadas

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

ORAÇÃO PELOS IRMÃOS DE SANTA CATARINA: IGREJA ADVENTISTA SE MOBILIZA PARA AJUDAR


Florianópolis, SC… [ASN] A Igreja Adventista na América do Sul se mobiliza para ajudar os desabrigados em virtude das chuvas caídas em Santa Catarina nos últimos dias. Uma das principais regiões atingidas foi o Vale do Itajaí. Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, mais de 52 mil pessoas estão desalojadas e desabrigadas, 65 morreram e o total de pessoas afetadas ultrapassa a casa de 1 milhão e meio. Oito municípios catarinenses estão isolados: Luiz Alves, São João Batista, Rio dos Cedros, Garuva, Pomerode, Itapoá e Benedito Novo. Mais de 60 municípios tiveram decretado estado de calamidade pública pelo governador Luiz Henrique da Silveira.
Itajaí - A situação das igrejas e escolas adventistas em várias regiões é complicada e as informações só chegaram nesta terça-feira, devido aos desmoronamentos, à quantidade de água e aos riscos de novos desabamentos. Um dos distritos pastorais mais afetados foi o de São Vicente, em Itajaí. Segundo o pastor Paulo Predebon, na Igreja da Cidade Nova, todas as famílias tiveram de sair de casa. Aproximadamente 300 membros estão desabrigados, o que significa pelo menos metade do número de membros de todo o distrito, formado por sete igrejas.
Blumenau - Em Blumenau, região fortemente castigada, não houve mortes, mas pelo menos cinco adventistas tiveram ferimentos em virtude da enxurrada e 20 pessoas estão desabrigadas. Os adventistas foram atingidos, principalmente, nos bairros Fortaleza, Garcia e Bela Vista.
A Igreja Central está interditada e foram canceladas as programações, pois houve um desmoronamento e impediu o acesso ao templo. A Igreja Adventista do Sétimo Dia tem um ponto de apoio em Blumenau, que é a residência da irmã Mariá, local para onde estão sendo encaminhadas doações. Os contatos com ela são através dos telefones (47) 3037-1814 e (47) 3037-1797.
Segundo o pastor Diógenes Mariano, do distrito de Garcia, em Blumenau, pelo menos dez pessoas estão desabrigadas e foram acomodadas em um colégio provisoriamente enquanto recebem alimentos e agasalhos. Essas pessoas tiveram perda de tudo o que estava em suas casas. Mariano solicita ajuda com roupas de cama e colchões. “Tudo o que foi arrecadado com o Mutirão de Natal já foi destinado às pessoas”, explica.
Outros locais - Em Itapema, três famílias adventistas estão em casas de parentes e duas famílias também passam por problemas em Tijucas. Ainda não há informações de quantos membros estão flagelados em São João Batista e Canelinha e nem de Gaspar Alto, local da igreja histórica fundada em 1895. Conforme o pastor distrital, Maurício Ticona, a cidade de Guabiruba está sem água potável ainda.
Em Jaraguá do Sul, aproximadamente duas famílias adventistas foram prejudicadas. Não há ainda desabrigados, mas com as cheias dos rios houve transbordamento dos rios e membros de Guamiranga, no interior de Guaramirim, permanecem isolados. A maior necessidade nessa região é de fraldas e leite para crianças.
SOS Vizinho - A União Sul-Brasileira da Igreja Adventista do Sétimo Dia lançou o programa SOS Vizinho que consiste em uma grande mobilização para auxiliar os flagelados catarinenses. Todas as instituições adventistas dos três estados (Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina), o que inclui emissoras de rádio, escolas adventistas, igrejas adventistas e sedes administrativas, tornaram-se pontos de arrecadação de alimentos, agasalhos e roupas de cama. Conforme o pastor Sidnei Mendes, diretor da ADRA para a região sul do Brasil, tudo o que for arrecadado nos outros três estados será destinado imediatamente a Santa Catarina.
Em Santa Catarina, o telefone 0800-643-3048 foi disponibilizado para os que desejarem fazer doações, bem como a conta no BESC (Agência 048, Conta Corrente - 047617-9) e o CNPJ é 76.726.884/0081-02 ou do Banco do Brasil (Agência 3425-8 e Conta Corrente 107264-1) em nome da Instituição Adventista Sul-Brasileira de Educação e Assistência Social. Além disso, a Associação Catarinense da Igreja Adventista já está enviando recursos próprios e da ADRA Internacional para comprar mantimentos. O jornalista Felipe Lemos e o pastor Evandro Fávero, diretor da ADRA catarinense, foram até a região de Itajaí para acompanhar de perto a situação na região.
As providências imediatas da Associação Catarinense foram as seguintes: locação de um caminhão baú para recolher as doações e enviar às regiões afetadas, destinação dos donativos do Mutirão de Natal para essa causa, aquisição de 10 mil fraldas, cinco mil litros de água, dois mil litros de água, mobilização de voluntários e funcionários administrativos da Igreja Adventista como equipe de apoio. [Equipe ASN - Felipe Lemos]
O número de mortes causadas pelas chuvas que atingem o estado de Santa Catarina hoje chega a 86. Segundo a Defesa Civil, 30 pessoas estão desaparecidas. Em todo o estado, 54.039 pessoas tiveram que deixar suas casas. Dessas, 22.952 foram para abrigos públicos e 31.087, para a casa de parentes ou amigos. Os óbitos foram registrados em Brusque (1), Gaspar (15), Blumenau (20), Jaraguá do Sul (13), Pomerode (1), Bom Jardim da Serra (1), Luiz Alves (5), Rancho Queimado (2), Ilhota (18), Benedito Novo (2), Rodeio (4), Itajaí (2), São Pedro de Alcântara (1) e Florianópolis (1).
Prezado irmão e amigo, se você não pode ajudar com recursos materiais, ajude com sua oração, pois muito pode por sua eficácia a súplica do justo.

Nenhum comentário: